Como Usar Compressores na Produção Musical
A Importância de Dominar os Compressores
Dominar o uso de compressores pode ser um grande desafio para quem está começando na produção musical. Compreender como parâmetros como threshold, ratio, attack e release afetam o som pode parecer complicado, e ajustes inadequados podem levar a distorções, perda de dinâmica ou até a um som artificial e pouco profissional.
Neste artigo, você vai aprender como cada um desses parâmetros funciona e como eles podem ser ajustados para obter o som que você deseja. Ao final deste artigo, você será capaz de:
- Configurar corretamente o compressor para evitar distorções indesejadas.
- Ajustar o ratio e o attack para preservar a naturalidade do som.
- Utilizar o filtro passa-alta para focar a compressão nas frequências certas, evitando problemas com graves.
- Com essas habilidades, você estará no caminho certo para criar produções musicais mais refinadas e impactantes.
Parâmetros dos Compressores
Entender e dominar os principais parâmetros de qualquer compressor será a chave que vai mudar o seu jogo das suas produções musicais, seja na etapa de gravação, mixagem, masterização, etc.
Portanto, abaixo vou te explicar de forma simples e objetiva cada um dos principais parâmetros que você irá encontrar nos compressores.
Threshold
O threshold é como o ponto de partida do seu compressor. É o nível em dB ou decibéis em que o compressor entra em ação. Quando o som atinge esse limite, o compressor começa a trabalhar.
Então imagine o threshold como um botão sensível que você pode ajustar.
Portanto, você vai precisar ajustar esse botão até que o compressor comece a agir, fazendo então a compressão.
Tá, mas como saber se o compressor está funcionando?
Bom, você pode observar o medidor GR ou Ganho de Redução que muitos compressores possuem.
Quando o compressor está ativo, você verá atividade no medidor de GR, ou seja, a agulha vai mexer e te indicar o quanto de redução está sendo aplicada.
Caso o compressor que você esteja utilizando não possua, você pode utilizar como base o medidor de áudio da própria daw ou utilizar um plugin para te auxiliar nisso…
Outra opção é simplesmente reduzir bastante o compressor até você perceber claramente a compressão acontecendo e depois ir voltando ao ponto de partida de forma lenta até encontrar o ponto em que você deixa de perceber essa compressão.
Mas não se preocupe, com a prática constante você vai aprimorar seus ouvidos para perceber mais facilmente qualquer tipo de processamento.
Ratio
O ratio determina o quanto o seu compressor vai comprimir o som.
Quanto maior o ratio, mais forte será a compressão. Isso pode dar um efeito de batidas fortes, mas também pode causar distorção ou um efeito estranho chamado “bombeamento”.
Bombeamento, refere-se quando a dinâmica da música é afetada de uma maneira não intencional e geralmente indesejada.
Isso ocorre quando o compressor está configurado de forma muito agressiva, o que pode levar a um aumento perceptível no nível de ruído de fundo e à oscilação desagradável do volume da música.
Portanto, para manter um som mais natural, é melhor usar ratios mais baixos, entre 2:1 e 4:1, mas isso é no inicio até que você adeque seus ouvidos para perceber melhor a compressão.
Quando o ratio é 1:1, significa que não há compressão acontecendo. É como se o compressor estivesse desligado.
Ratios mais baixos, como 2:1 ou 4:1, significam que você está aplicando uma compressão suave.
Se você usar um ratio entre 8:1 e 20:1, a compressão será mais intensa. E quando você chega perto de ∞:1 (infinito para um), seu compressor age mais como um limitador.
Isso significa que partes do som que ultrapassam o threshold não serão mais altas em termos de volume.
Por exemplo: Se você definiu uma taxa de compressão de 20:1, significa que se 100dB atingir o threshold do compressor, ele vai permitir passar somente 5dB.
Já quando está em ∞:1, o compressor vai permitir passar somente 1dB dos 100 que atingir o threshold.
Enquanto um limitador, como o nome já diz, limita, ou seja, ele impede que qualquer coisa que atinja ele passe daquele ponto.
Então se 100dB atingisse o threshold do seu limiter, significa que ele não vai permitir passar nenhum dB.
Knee
Nos compressores temos também o knee, ou ‘joelho’ em português, esse é um parâmetro importante nos compressores que afeta a forma como a compressão é aplicada ao som.
Imagine o knee como uma espécie de transição suave entre o som que está abaixo do threshold (limiar) e o som que está acima dele.
Então ele determina como o compressor começa a agir à medida que o som se aproxima do limite definido pelo threshold.
Existem dois tipos principais de knee: o knee duro e o knee suave.
- Knee duro: Neste caso, a compressão é aplicada de forma mais bruta assim que o som ultrapassa o threshold.
Isso resulta em uma mudança mais drástica na dinâmica do som, o que pode levar a um efeito mais perceptível de compressão. - Knee suave: Com este tipo de knee, a compressão é gradualmente aplicada à medida que o som se aproxima do threshold.
Isso cria uma transição mais suave entre as partes comprimidas e não comprimidas do áudio. O resultado é uma compressão menos perceptível, que pode ser mais adequada para situações onde se deseja manter a naturalidade do som.
Escolher entre um knee duro e um knee suave depende do efeito desejado e do tipo de material sonoro que está sendo processado.
Portanto, recomendo que experimente os diferentes tipos de knee para descobrir qual funciona melhor para o seu som.
Attack
O attack é como a velocidade de reação do compressor. Ele controla o quão rápido o compressor começa a agir e afeta os primeiros momentos do som, chamados de transientes.
Um attack lento, entre 25 e 100 milissegundos (ms), permite que o som inicial seja mais alto, dando mais impacto. Mas se a performance não for uniforme,
isso pode destacar ainda mais as diferenças.
Um attack médio, entre 8 e 25 ms, é um equilíbrio razoável e um dos mais utilizados normalmente, e que pode ser utilizado como uma base inicial para qualquer som que deseje comprimir.
Já um attack rápido, de 8 ms ou menos, aperta mais o som e o torna mais uniforme. Isso suaviza o início do som,
mas pode remover parte da sua energia inicial, deixando-o menos vibrante.
Por isso, é importante ajustar o attack conforme o tipo de som que você deseja alcançar.
Release
O release é quanto tempo leva para o compressor parar de agir, ou seja, quanto tempo demora para a compressão parar.
Um release rápido, de 100 ms ou menos, significa que o compressor para de comprimir rapidamente após o som começar.
Isso produz um som mais intenso e dinâmico, mas usar muito pode causar um efeito estranho chamado “bombeamento”.
O release médio fica entre 100 e 400 ms.
Já um release lento, acima de 400 ms, traz mais suavidade ao som e mantém mais a dinâmica natural. No entanto, se você exagerar,
pode perder o impacto do próximo transiente e até mesmo bagunçar o ritmo e a sensação da música.
É importante lembrar que cada compressor é diferente, não há uma regra única. Então, é crucial ouvir e ajustar de acordo com o que você gosta!
Uma dica útil é: observe sempre o medidor GR que é o medidor de Ganho de Redução.
Ajuste o release para que ele retorne a zero (o topo) antes do próximo transiente. Se você não fizer isso, provavelmente estará comprimindo demais.
SC HPF (Sidechain High Pass Filter)
O botão “SC HPF” em compressores representa o filtro passa-alta (High Pass Filter) side-chain.
Este é um recurso importante que permite ajustar a forma como o compressor responde às frequências mais baixas do sinal de áudio.
Quando você ativa o Sidechain High Pass Filter, o compressor começa a ignorar ou reduzir a compressão nas frequências mais baixas do sinal.
Isso é útil em situações onde você deseja evitar que o compressor seja acionado pelas baixas frequências, como o som do baixo ou do bumbo da bateria.
Por exemplo, se você estiver comprimindo uma faixa musical com um compressor que tem o “SC HPF” ativado,
o compressor pode se concentrar mais nas frequências médias e altas, deixando as frequências mais baixas, como o baixo, menos afetadas pela compressão.
O botão “SC HPF” é uma ferramenta poderosa para ajustar a resposta do compressor de acordo com as necessidades específicas de cada música.
Experimente ajustar o filtro passa-alta para encontrar o equilíbrio certo entre a compressão desejada e a preservação das frequências mais baixas do seu áudio.
Output Gain
O “Output Gain”, também conhecido como “Makeup Gain”, é um parâmetro fundamental encontrado em muitos compressores.
Ele permite ajustar o nível de saída do sinal após a compressão, compensando qualquer redução de volume que possa ter ocorrido durante o processo de compressão.
Quando você comprime um sinal, geralmente ele se torna mais silencioso, especialmente nas partes mais altas que estão sendo reduzidas pelo compressor.
O “Output Gain” permite aumentar o volume do sinal comprimido de volta ao nível desejado, garantindo que ele tenha a mesma intensidade que tinha antes da compressão.
É importante usar o “Output Gain” com cuidado para evitar distorções ou picos de volume indesejados.
Ajuste-o de forma a alcançar o equilíbrio certo entre a compressão aplicada e o volume final desejado.
Em resumo, o “Output Gain” ou “Makeup Gain” é uma ferramenta essencial para garantir que o sinal comprimido mantenha o mesmo nível de volume desejado após o processamento da compressão.
Conclusão: Domine os Compressores
Ao decorrer deste artigo você entendeu a importância de dominar os compressores e aprendeu o que cada um dos parâmetros fazem e como ajusta-los.
Então você está apto para usar os compressores com domínio, mas não basta manter os conceitos teóricos, é preciso pôr em prática também.
Portanto, recomendo que você teste diferentes configurações de parâmetros em diferentes tipos de compressores e diferentes instrumentos. Faça teste e comece a entender como realmente cada coisa funciona e soa com diferentes configurações.
Agora quero te convidar a fazer parte da minha comunidade onde eu ensino tudo isso de forma prática e visual, para que você possa dominar completamente o uso dos compressores.